sexta-feira, 11 de julho de 2014

Universidade VS Politécnico


Eu gostava de seguir ciências biomédicas em Aveiro ou na Covilhã. Mas a verdade é que não sei se consigo ter média para entrar, por isso estive a ver outros cursos e gosto de alguns no Porto e em Coimbra. Só que esses cursos são todos em politécnicos. Então a minha questão é: hoje em dia qual é mesmo a verdadeira diferença entre as universidades e os politécnicos? Podemos ser 'prejudicados' por tirarmos um curso no Politécnico? Quais as vantagens e desvantagens?

28 comentários:

  1. Há cursos que só existem em politécnicos, mas cursos que existam tanto em universidades e em politécnicos o da universidade tem sempre maior prestigio. Mas lá esta, depende do curso.

    ResponderEliminar
  2. A meu ver, o politécnico tem mais prática e mais estágios, por isso ficas melhor preparada.. Agora a nível de emprego depende das mentalidades de cada pessoa.. Apesar de achar que não ligam tanto a isso.. E vou dar um exemplo, não sei se existe enfermagem em universidade, mas o melhor curso de enfermagem é do IPLeiria pelo que já tenho ouvido dizer

    ResponderEliminar
  3. r: temos de nos esforçar mesmo ! vais repetir qual?
    realmente não sei qual é a diferença entre uma universidade e politécnico :o espero que consigas entrar no que queres :)

    ResponderEliminar
  4. r: compreendo :/ e aposto que querias entrar já na 1ªfase né?

    ResponderEliminar
  5. Tu segues-me mas é com o perfil do google+ que deve estar desactivado ou isso. Mas é estranho não conseguires com o perfil normal do blogger. Eu não consigo ver nada de estranho nas definições.

    ResponderEliminar
  6. Então esse perfil do Google+ está certo? Era com esse que estavas a tentar seguir? Mas eu não consigo abrir.

    ResponderEliminar
  7. ah pois, boa pergunta mas nao percebo nada disso :s

    ResponderEliminar
  8. r: e tens a certeza que mesmo com as notas que tiraste não consegues entrar já na 2ªfase?

    ResponderEliminar
  9. R: Pois exato...Agora se só há em politécnicos não tens nada a perder.

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma amiga que quer o mesmo que tu em Aveiro. Eu também já fiz essas questões a mim mesma. No entanto, para o ano vou concorrer para um politécnico porque assim posso frequentar o curso que quero e ficar pela minha cidade :)

    ResponderEliminar
  11. Breve as terás querida e são merecidas !!
    Bem que ando num politécnico no porto. É verdade que uma universidade tem sempre mais prestigio, mas o politécnico (e falo por mim) tem mais pratica do que teoria e mais estagio que uma universidade, sais para o mundo do trabalho muito mais preparada e com mais base para arranjares um emprego..

    ResponderEliminar
  12. Não há outra fase que possas melhorar?
    Confesso que não percebo muito do assunto de universidades etc porque não segui. :/

    ResponderEliminar
  13. Acho que o prestígio não depende tanto se é universidade ou politécnico, mas sim da forma como os cursos estão elaborados e como nos preparam. Por exemplo, eu formei-me num politécnico e a minha escola é das que tem mais prestígio a nível nacional pelo trabalho que desenvolve. Muitos locais de trabalho pedem especificamente pessoas formadas onde estive. Além disso há muitos cursos que só existem em politécnicos. Faz uma boa pesquisa antes de escolheres. É o mais importante. Uma escolha reflectida :)

    ResponderEliminar
  14. eu não te posso ajudar nessa pergunta querida, mas vou lendo os comentários pois também tenho a mesma dúvida :)

    ResponderEliminar
  15. É exactamente como a Bianca disse. Os politécnicos estão muito mais virados para a prática enquanto que a Universidade é mais teórica e só tens mais estágios no fim. A verdade é que por um lado o politécnico prepara-te muito melhor para a tua vida profissional do que as Universidades. Daí que a Bianca diga que o IPLeiria é considerado o melhor para enfermagem porque entre um profissional de enfermagem que já tenha muitos conhecimentos práticos, muita experiência em estágios e isso e um que tenha menos, preferem claro o que tem mais pois tem menor probabilidade de errar. E também é como ela diz, no mundo de hoje, quem te contrata já não quer saber se tiraste o curso em x ou em y, o que realmente importa e faz diferença são as tuas actividades extra, por exemplo, formações nisto ou naquilo, estágios... isso é o que te difere dos outros concorrentes ao trabalho porque o curso, todos têm. Esses extras é que só alguns têm e é o impressiona o "boss". Conheço várias pessoas da minha família que tiraram cursos em politécnicos e dizem que quem contrata até acaba por os preferir a eles.... Mas pronto, isso depende. Eu para mim, não tem grande diferença hoje em dia :)
    R: então dá o tudo o que tiveres na 2ª fase :)

    ResponderEliminar
  16. Não sei! :s

    r: Vais adorar, se algum dia lá fores.

    ResponderEliminar
  17. não te posso ajuda porque não percebo nada disso :s

    ResponderEliminar
  18. eu estou como tu! mas eu estou numa universidade e não gosto de lá estar e quero trocar e estou a ponderar ir para um politécnico mas dizem que vais mais bem preparada de um politécnico. a minha irmã vai para enfermagem e só dá para ir para politécnico, por exemplo. depende também do curso e vê o plano curricular a ver se muda muito.

    ResponderEliminar
  19. Olha querida o meu curso só é leccionada em politécnicos e sinceramente não vejo diferença nenhuma, é como já li num comentário depende do empregador, e depende muito dos cursos que tu queres seguir, pois há cursos só em uni, e há cursos só em politécnicos.

    ResponderEliminar
  20. Digam o que disseram hoje em dia não há diferenças a nível de ensino. Os politécnicos têm tanta teoria como as universidades e não têm mais prática, como tinham anteriormente, isso depende de curso para curso! :)

    ResponderEliminar
  21. O politécnico tem muito a vertente prática... E existem cursos que só podem ser leccionados com essa vertente, ou seja, não é uma desvalorização como se possa pensar, antes pelo contrário!
    r. Acho que nos vamos encontrar por Aveiro, não é assim querida?

    ResponderEliminar
  22. Depende do curso querida, porque há cursos que só são lecionados em politécnicos. :)
    Mas acima de tudo pensa no que te realiza. :) Acho que é o mais importante.

    ResponderEliminar
  23. Ninguém é malificiado por tirar cursos em politécnicos. Até porque só há cursos que apenas existem nestes institutos.
    A única diferença que vejo é que os do técnico são mais territoriais, por assim dizer. Defendem bastante o estabelecimento em que estudam.

    ResponderEliminar
  24. Politécnicos têm cursos mais práticos, enquanto que em universidades encontras cursos mais teóricos. No entanto não sais nada prejudicada, eu tirei o meu curso num politécnico e muitos dos meus colegas estão bem e a trabalhar fora em grandes companhias.
    A decisão é tua, mas ficar nos desemprego não depende de onde tiras o teu curso.
    Boa sorte com a decisão ;)

    ResponderEliminar
  25. A única diferença que conheço é mesmo o que a xana referiu, há cursos que só existem em politécnicos, os quais muito boa gente diz que são inferiores às universidades. No entanto, existem muitos cursos que são melhor leccionados em politécnicos, e tenho essa confirmação do politécnico de Tomar que tem o melhor curso de Gestão, por exemplo. Por isso acho que deves procurar mais informações sobre ambas as faculdades a que te queres candidatar e escolhe a que achares melhor, mas não vás em termos de prestígio de faculdade, porque difere muito de curso para curso. Espero ter ajudado! :)

    ResponderEliminar